Foto: Fabiano do Amaral/
No dia do “fico” de Suárez, o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Flamengo na noite desta quarta-feira, na Arena, pela jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. E o resultado ficou barato. Tricolor jogou pouco, foi dominado e arranca em justa desvantagem na competição.
Para classificar, o time de Renato Portaluppi precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença no confronto de volta, dia 16 de agosto, no Maracanã, para pensar em avançar até a final.
Com a marcação desencaixada, o Grêmio não achou o qualificado meio de campo carioca, que ditou o ritmo do jogo durante os 90 minutos. O centroavante Gabriel abriu o placar aos 33 minutos. Ainda na primeira etapa, Grando defendeu um pênalti do camisa 9 e evitou prejuízo maior.
No segundo tempo, o zagueiro Kannemann recebeu dois cartões amarelos em 15 minutos e foi expulso. O controle que já era imenso, só aumentou no 10 contra 11. O volante Thiago Maia ampliou aos 23 e deu números finais ao duelo.
Começou barato
A apreensão para os gremistas começou antes da bola rolar, mas mesclado com um alívio. Renato concedeu entrevista e cravou o fim da “novela mexicana” envolvendo Luis Suárez. Escalado como titular, o uruguaio seguirá até o fim do ano em Porto Alegre. Para quem imaginava alguma resistência, no momento do anúncio do centroavante nos alto-falantes, vibração e apoio das arquibancadas. A permanência do craque uruguaio seria a única boa notícia da noite, contudo.
No campo, o Grêmio sofreu com a qualidade do Flamengo e só assustou em dois momentos. Aos 3, Suárez quase marcou um golaço encobrindo o goleiro Matheus Cunha do meio de campo. Na sequência, em erro do arqueiro flamenguista, a bola sobrou limpa, dentro da área, para Villasanti. O volante bateu em cima de Matheus Cunha e desperdiçou uma clara chance.
A partir dos 20 minutos, só os visitantes tiveram a posse de bola. Com amplo domínio, os cariocas abriram o placar aos 33 minutos. Em erro do lateral Reinaldo, Wesley recuperou, driblou pelo meio de campo e rolou para Bruno Henrique. O camisa 27 cruzou e Gabriel só empurrou para o fundo das redes aos 33 minutos. O prejuízo só não foi maior pois o goleiro Grando novamente brilhou em uma cobrança de pênalti. Em infração cometida por Bruno Alves, que colocou a mão na bola dentro da área, Gabriel bateu e Grando espalmou evitando o 2 a 0.
Seguiu barato
As equipes voltaram sem mudanças e o Flamengo permaneceu controlando. Kannemann recebeu cartão amarelo aos 5. Tenso, o argentino, em falta boba, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 14.
Renato colocou Gustavo Martins na vaga de Cristaldo para recompor o setor defensivo. Mesmo assim, o controle do jogo foi dos visitantes que ampliaram con naturalidade aos 23. Em tabela rápida, Thiago Maia recebeu dentro da área e cruzou rasteiro. A bola desviou em Bruno Alves e morreu na rede.
Com a desvantagem no placar e numérica, Renato promoveu as entradas de Nathan e Zinho, mas que em nada alteraram o cenário da partida. Lá na frente, Suárez corria, trombava com a marcação e discutia com os flamenguitas. Mas isolado, pouco conseguia.
Aos 50, Pedro perdeu uma oportunidade incrível de matar de vez a chave. A finalização foi para fora. Os cariocas administraram o resultado e vão com 2 a 0 a favor para confirmar a classificação dentro do Maracanã.
Copa do Brasil – Semifinal – Jogo de Ida
Grêmio 0
Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti , Carballo (Zinho) e Reinaldo; Bitello (Nathan) e Cristaldo (Gustavo Martins); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Flamengo 2
Matheus Cunha; Wesley (Varela), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Felipe Luís; Thiago Maia e Victor Hugo; Éverton Ribeiro (Luiz Araujo), Arrascaeta (Allan) e Bruno Henrique (Everton); Gabriel (Pedro). Técnico: Jorge Sampaoli.